O grupo Pregando Peça, de Santa Maria, vai apresentar o espetáculo A Banda do Serafim” em três cidades da Quarta Colônia a partir de terça-feira (19). A proposta do teatro é demonstrar a inclusão através da arte. Além da peça, haverá também um workshop para mostrar a técnica do teatro de bonecos para alunos e professores.
As cidades de Pinhal Grande, Nova Palma e Silveira Martins recebem a nova etapa de apresentações de “A Banda do Serafim, para ver, ouvir e se divertir”, o espetáculo já passou pelos Estados de São Paulo e Paraná. Com questões relacionadas ao respeito às diferenças e direitos das pessoas com deficiência, a peça aborda a inclusão.
Foto: Divulgação
Leia também
Fotógrafa santa-mariense se destaca no cenário nacional e participa de programa para criadores de conteúdoAos quatro anos, santa-mariense concorre em concurso de arte europeuDois concursos literários estão com inscrições abertas em Santa Maria
O enredo
Os bonecos como personagens foram inspirados no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. O enredo conta com quatro simpáticos animais que superam desafios para realizarem seus sonhos. São eles, o jumento Joca, que queria tocar um instrumento, apesar da dificuldade por ser asmático; a girafa Josefina, que sonhava em ser bailarina, mas tinha as pernas muito finas e pouco firmes; o cachorro Nicolau, que queria ser trapezista ou equilibrista, mas tinha limitações de visão pelo alto grau de miopia; e a Angelita, uma gata sonhadora que desejava ser cantora, mas não tinha muita afinação. Os quatro acabam se encontrando, se identificando em suas dificuldades e partem juntos para derrubar barreiras. Assim, eles formam uma banda para tocar no “Circo do Seu Serafim”.
Acessibilidade no palco
Além de falar de inclusão e levar a arte a pequenas localidades, o projeto oferece acessibilidade de acordo com as demandas dos alunos.– Queremos oferecer oportunidades iguais de acesso ao espetáculo, além de provocar o debate sobre os direitos e os deveres de pessoas com deficiência, sobre práticas inclusivas do dia a dia e sobre o acesso também à arte – ressalta Luciane Vilanova, gestora cultural e diretora da LC Vilanova, produtora do projeto ao lado do grupo Pregando Peça.
Foto: Divulgação
Próximas apresentações no Rio Grande do Sul
O espetáculo já passou por Pindamonhangaba e Itápolis, em São Paulo, (Londrina e Cornélio Procópio, no Paraná, e teve início em solo gaúcho, no município de Portão. A montagem ainda voltará a Nova Palma e será levada à Restinga Seca, São João do Polêsine e Faxinal do Soturno. O grupo Pregando Peça foi criado em 1984 e desde 1993 se dedica à linguagem do teatro de bonecos. Os espetáculos são dirigidos ao público infantil, com apresentações principalmente no interior do Brasil e do Rio Grande do Sul.
A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio de Nova Palma Energia, Romagnole, Onix Distribuidora de Produtos Elétricos, Camnpal e Grupo Comtrafo.
Agende-se para ver A Banda do Serafim
Estudantes da cidade de Pinhal Grande
Quando – terça-feira, 19 de julho, às 14hOnde – Clube Alvorada, Rua Sete de Setembro, 754
Estudantes de Nova Palma
Quando – quinta-feira, 21 de julho, às 14hOnde – Ginásio Ana Lobler
Estudantes da cidade de Silveira Martins
Quando – sexta-feira, 22 de julho, às 14hOnde – Clube Recreativo Silveira Martins
Leia todas as notícias